Sou Professor de Matemática, me chamo Valdir Wedson Pires, e meu primeiro contato com leitura foi através dos gibis. Lia
muito, pois me envolvia naquelas histórias absurdas, fora do normal e
estava sempre comprando nas bancas de jornal. Não tinha muita afinidade
com a matemática na época.
Os gibis apresentavam histórias emocionantes e mais interessantes do que livros de romances oferecidos na escola.
Na
escola em que trabalho EE Esmeralda Soares Ferraz em Ourinhos, foi
criado "O cantinho da leitura" durante o intervalo (no pátio mesmo) onde
foi oferecido nas mesas diversos gibis.
O comentário das
professoras de português foi que, a procura foi grande. Ainda temos
alunos interessados em ler gibis e isso me fez lembrar o passado.
É
através da leitura que o aluno adquire habilidades para interpretar,
construir seu próprio repertório de conhecimento, desvendando a
existência ao seu redor, ampliando assim, seu universo de entendimento.
Seja bem-vindo(a) ao Blog Leitura e Escrita na Matemática - Um Novo Olhar. Esse blog é parte da atividade do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática - 1ª Edição 2013 - Turma 236 - oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Foi criado pelo grupo 6 que é formado pelos professores: Valdir Wedson Pires, Rosemeire Martins Pereira de Oliveira, Sandra Maria Oliveira Santos Crecci Martins, Sibeli Albonetti Marana, Simone de Souza e Zuleica Bonifacio Toledo.
Desculpe, fiz o depoimento no lugar das apresentações!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando eu comecei a ir à escola eu era considerada uma aluna fraca, pois tinha muita dificuldade com a escrita, trocava as letras, e não gostava nem um pouco de português, sempre o que eu mais tinha facilidade era nos números. Então minha professora começou a mandar recados para minha mãe no caderno, para ela me ajudar nas lições e fazer leitura comigo. Minha mãe sempre foi muito preocupada com meus estudos e ao ver os recados começou a me ajudar e comprou livros infantis para eu ir lendo com ela. Alguns livros têm guardado até hoje, como Por exemplo, a coleção: O mundo encantado da criança volume 1, 2, 3 e 4 , Era Uma vez da editora Globo, João e Maria; O aprendiz de feiticeiro; Branca de Neve; A roupa nova do Rei, e também A História Contou da editora do Brasil S/A. Desde então eu fui melhorando nos estudos e depois de um tempo eu não precisava mais da ajuda da minha mãe em casa. No primeiro ano da faculdade, tive aula de português e a Professora Eliane Galvão, sugeriu alguns livros, entre eles estava O Homem que Calculava que gostei muito de ler, pois ele trazia problemas de matemática de maneira diferente de pensar. Lendo os depoimentos de Personalidades me identifiquei como Antonio Candido, quando ele fala que “As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo.” Realmente sem essa visão não conseguimos melhorar nosso vocabulário e o entendimento de problemas ou textos.
ResponderExcluir