O objetivo do Plano de Aula a seguir, é a socialização do trabalho coletivo produzido pelos professores: Valdir Wedson Pires, Rosemeire
Martins Pereira de Oliveira e Sibeli Albonetti Marana.
Um plano de aula é um mapeamento de conteúdos que leva em
conta a devida escala de profundidade que serão trabalhadas em sala de aula,
visando ao desenvolvimento de habilidade e grupos de competências. Um
mapeamento traça o percurso a ser percorrido na transformação da informação em
conhecimento.
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
CONTEÚDO:
Potência de Dez; Operações com Potências;
Notação Científica; Ordem de Grandeza.
COMPETÊNCIA E HABILIDADE:
Conhecer as propriedades operatórias
das potências; escrever um número em notação científica; determinar a ordem de
grandeza de um número; resolver problemas envolvendo números muito grandes ou
muito pequenos.
OBJETIVO GERAL:
Identificar os números racionais na
escrita de notações científicas na potência de dez.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar que um número muito pequeno
se escreve a partir de um decimal (número racional) e pode ser visto na forma
de potência de dez.
JUSTIFICATIVA:
O assunto justifica-se por servir de
base para assuntos que serão abordados no Ensino Médio em Matemática, Química e
Física.
O presente plano atenderá as habilidades avaliadas pelo SARESP que são: H03-Reconhecer as diferentes representações de um número, H10-Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais(adição,subtração, multiplicação, divisão, potenciação - expoentes inteiros, radiciação) e H15-Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), do tema 1 - Grupo 1 (Observar), Grupo 2 (Realizar) e Grupo III (Compreender).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Retomar as propriedades de potências;
- Aplicação de atividades no cálculo de
potências;
- Textos informativos que expressem
números muito grandes e muito pequenos;
- Transformações dos números para
potências de dez;
- Retomada dos números decimais
(frações geratrizes), leitura e identificação.
- Resolução de situações problemas
envolvendo as potências de dez e a nomenclatura dos decimais geradores desses
números.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Desenvolver atividades propostas no
caderno do aluno em conjunto com as orientações do caderno do professor.
Utilizar a sala de informática para
utilizar a ferramenta Excel (planilha eletrônica) em atividades que envolvam o
estudo de potências e notação científica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do aprendizado dos alunos
deverá ser contínua, tanto ao longo das atividades propostas como ao final de
um ciclo ou bimestre.
O professor deverá avaliar também os
seguintes aspectos: leitura, interpretação de textos matemáticos e leitura de
tabelas.
RECUPERAÇÃO:
Apresentar atividades diferentes
daquelas já trabalhadas, incentivando o uso de ferramentas como software e
pesquisas de textos na internet relacionados ao conteúdo.
TEMPO PREVISTO: 1 (uma) Semana - Seis Aulas.
E também quero completar que um plano pode sofrer alterações em seu desenvolvimento, dependendo da participação e aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirMuito bem colocado Rosemeire. O plano está ótimo.
ResponderExcluir