Plano de Aula Coletivo



O objetivo do Plano de Aula a seguir, é a socialização do trabalho coletivo produzido pelos professores: Valdir Wedson Pires, Rosemeire Martins Pereira de Oliveira e Sibeli Albonetti Marana.
Um plano de aula é um mapeamento de conteúdos que leva em conta a devida escala de profundidade que serão trabalhadas em sala de aula, visando ao desenvolvimento de habilidade e grupos de competências. Um mapeamento traça o percurso a ser percorrido na transformação da informação em conhecimento.



PLANO DE AULA

DISCIPLINA: MATEMÁTICA


CONTEÚDO:
Potência de Dez; Operações com Potências; Notação Científica; Ordem de Grandeza.

COMPETÊNCIA E HABILIDADE:
Conhecer as propriedades operatórias das potências; escrever um número em notação científica; determinar a ordem de grandeza de um número; resolver problemas envolvendo números muito grandes ou muito pequenos.

OBJETIVO GERAL:
Identificar os números racionais na escrita de notações científicas na potência de dez.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar que um número muito pequeno se escreve a partir de um decimal (número racional) e pode ser visto na forma de potência de dez. 

JUSTIFICATIVA:
O assunto justifica-se por servir de base para assuntos que serão abordados no Ensino Médio em Matemática, Química e Física.
O  presente plano atenderá as habilidades avaliadas pelo SARESP que são: H03-Reconhecer as diferentes representações de um número, H10-Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais(adição,subtração, multiplicação, divisão, potenciação - expoentes inteiros, radiciação) e H15-Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), do tema 1 - Grupo 1 (Observar), Grupo 2 (Realizar) e Grupo III (Compreender).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Retomar as propriedades de potências;
- Aplicação de atividades no cálculo de potências;
- Textos informativos que expressem números muito grandes e muito pequenos;
- Transformações dos números para potências de dez;
- Retomada dos números decimais (frações geratrizes), leitura e identificação.
- Resolução de situações problemas envolvendo as potências de dez e a nomenclatura dos decimais geradores desses números.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Desenvolver atividades propostas no caderno do aluno em conjunto com as orientações do caderno do professor.
Utilizar a sala de informática para utilizar a ferramenta Excel (planilha eletrônica) em atividades que envolvam o estudo de potências e notação científica.

AVALIAÇÃO:
A avaliação do aprendizado dos alunos deverá ser contínua, tanto ao longo das atividades propostas como ao final de um ciclo ou bimestre.   
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos: leitura, interpretação de textos matemáticos e leitura de tabelas.

RECUPERAÇÃO:
Apresentar atividades diferentes daquelas já trabalhadas, incentivando o uso de ferramentas como software e pesquisas de textos na internet relacionados ao conteúdo.

TEMPO PREVISTO: 1 (uma) Semana - Seis Aulas.
 

2 comentários:

  1. E também quero completar que um plano pode sofrer alterações em seu desenvolvimento, dependendo da participação e aprendizagem dos alunos.

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  2. Muito bem colocado Rosemeire. O plano está ótimo.

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